“A arquitetura só se considera completa com a intervenção do ser humano que a experimenta” – Tadao Ando
Assim como Tadao Ando, arquiteto de renome mundial, aqui na PROA acreditamos que uma boa arquitetura deve ser focada nas pessoas e no que elas realmente precisam, criando ambientes agradáveis e acolhedores que conectem e integrem o usuário ao espaço.
Arquitetura não é a parede, não é a janela ou a estrutura, arquitetura é o “vazio” que os elementos construídos criam; “vazios” que são ocupados e utilizados das mais diversas formas e que devem criar uma atmosfera que proporcione reações no campo emocional dos usuários, despertando sentimentos, pensamentos e prazer na utilização do espaço.
Para desenvolver uma arquitetura que crie atmosferas e desperte sensações e sentimentos no usuário precisamos de um processo de criação baseado nas pessoas, onde a empatia deve ser norteadora do processo. Empatia com o cliente para entender suas necessidades, qual a vocação do terreno e as limitações técnicas e financeiras do empreendimento, e empatia com o usuário final, para desenvolver uma arquitetura autêntica e significativa que transmita bem-estar e conforto.
Arquitetura está o tempo todo presente em nossas vidas, mesmo quando não estamos cientes da sua presença ela faz parte do nosso dia-a-dia, por isso cabe a nós profissionais e empreendedores buscar sempre as melhores soluções e projetos, pois indiretamente influenciamos a vida de todos que transitam nas cidades.
Fonte imagem: Allegro Office • Arquitetura por Workplace • Fotografia por Adam Grzesik
Por, Erick Ribeiro
Arquiteto e Urbanista
Proa Arquitetura Integrada
Comments