Técnicas construtivas: Estruturas pré-moldadas

No atual cenário da economia brasileira, vários setores da indústria tiveram que recorrer à redução de custos e otimização dos processos, para compensar a baixa de investimentos.

Na construção civil, uma boa alternativa de método construtivo que atende estes requisitos são as estruturas pré-moldadas. Uma de suas maiores vantagens, é a viabilidade econômica, quando comparado à outras técnicas construtivas convencionais, que se dá principalmente pela redução de colaboradores no canteiro, prazos de obra reduzidos e consequentemente menor custo no orçamento.

Outras vantagens relevantes são a precisão da dimensão dos elementos e o controle de qualidade, pois é comum em técnicas mais tradicionais, a necessidade de adequações devido a diferenças de medidas de projeto e medidas in loco. O ganho na vida útil da edificação, redução de uso de escoramento, obra limpa e organizada, são características que contribuem para um empreendimento mais sustentável.

Porém sua viabilidade depende de muitos aspectos, onde tudo deve ser considerado, e colocado em uma balança, verificando assim qual o melhor custo benefício para o empreendimento.

Fonte imagem: http://www.premonta.com.br/estruturas-metalicas/imagens/empresa-de-estruturas-pre-moldadas-para-casas

Por Bruno Santos – Projetista BIM