Projeto Proa: Arquitetura Religiosa

A história da arquitetura está permeada de grandiosos projetos para o culto espiritual. São inúmeros exemplares, desde o Stonehenge na Inglaterra, passando por templos egípcios e asiáticos, igrejas e catedrais medievais, mesquitas, sinagogas e outros edifícios que foram ou são elementos definidores das cidades e civilizações.

Esta arte continua viva, projetos modernos como a Catedral de Brasília ou contemporâneos como a Casa de Adoração Bahá’í em Santiago do Chile demonstram esta vitalidade.

Este tipo de projeto requer uma abordagem especial. Partindo do pressuposto que a arquitetura não tem crenças, é possível imergir na cultura e nos ritos e ao mesmo tempo manter uma visão externa, permitindo soluções criativas e iconográficas.

Tecnicamente o projeto de um templo é um desafio e uma oportunidade. O espaço deve ser capaz de abrigar um grande número de pessoas, preservando qualidades estéticas e ambientais próprias de espaços de convívio e meditação.

A Proa Arquitetura Integrada, foi convidada para assumir o projeto da comunidade coreana Doalnara, na cidade de Formosa do Rio-Preto no interior da Bahia. A necessidade apresentada foi de desenvolver o projeto que contava com o conceito e a estrutura previamente definidos.

O desafio será abrigar até 2.400 pessoas com conforto e beleza. O edifício, que já está sendo construído, fica na nova urbanização formada essencialmente por agricultores especialistas no cultivo de orgânicos vindos da Coréia do Sul.

A Proatech Gestão de Projetos, foi encarregada de gerenciar a equipe formada por mais de 12 especialistas de projetos como Arquitetura, Arquitetura de Interiores, Fundações, Estrutura Metálica, Hidráulico, Elétrico, Acústico, Cênico, Climatização, Preventivo de Incêndio e SPDA, utilizando a tecnologia BIM (Building Information Modeling) para obtenção dos melhores resultados.