PROA ARQUITETURA INTEGRADA COM TECNOLOGIA | NUVEM DE PONTOS

O levantamento das informações, seja  de um terreno, obra em andamento ou de uma construção já existente, é um dos itens mais importantes para o bom desenvolvimento de um projeto arquitetônico. Entretanto, obter dados confiáveis e de forma rápida e eficiente costuma ser um desafio para muitos profissionais dessa área.

Para auxiliar nessa obtenção de informações durante um levantamento, o uso de tecnologias como o escaneamento a laser 3D traz algumas vantagens. Entre as principais podemos citar maior precisão e riqueza nas informações, alcance em áreas de difícil acesso, agilidade e produtividade.

Por meio de uma luz laser, esse equipamento é capaz de captar rapidamente a forma dos objetos em três dimensões, criando o que chamamos de nuvem de pontos. Objetos físicos como terrenos, tubulações, paredes, entre outros, podem ser escaneados e levados para o escritório por meio de modelos tridimensionais visualizados no computador.

Equipamentos de escaneamento à laser já são amplamente utilizadas em diversos setores. Na arquitetura, por exemplo, já existe uma tendência de utilização para levantamento de fachadas que necessitam de recuperação. Alguns profissionais da área também iniciaram o uso destes equipamentos para levantamentos de áreas internas, como salas comerciais e industrias com pé direito alto e com grande quantidade de infraestrutura.

Com a nuvem de pontos é possível reproduzir a forma do material, verificar dimensões e identificar localizações exatas dos objetos escaneados. A qualidade da imagem é semelhante à de uma fotografia, com a vantagem de permitir a realização de medições e geração de modelos tridimensionais com alta precisão.

É importante ressaltar que, assim como todas as novas tecnologias, a utilização plena desta ferramenta também passa por uma curva de aprendizado e dedicação de recursos. Um dos desafios do processo de escaneamento ainda é a junção dessas nuvens de pontos para criação de um ambiente unificado. É necessário um longo tempo de escritório e mão-de-obra com certo nível de experiência para trabalhar a informação obtida pelo laser.

No entanto, após este trabalho, os dados obtidos podem ser utilizados inúmeras vezes para consulta e ainda podem ser transferidos para softwares usuais na arquitetura como, por exemplo, o AutoCAD e o REVIT, da Autodesk.

 

Por, Lua Trento

Sócia / Engenheira Civil

Proa Arquitetura