PROA ARQUITETURA INTEGRADA COM PESSOAS | ANO NOVO

Como acontece no final de cada ano, somos convidados a fazermos um balanço de todas as lembranças que nos marcaram, relembrarmos momentos que nos fizeram bem e momentos ruins que devemos refletir. Neste último blog do ano, gostaríamos de fazer uma retrospectiva de ciclos especiais que tivemos ao longo deste ano.

Este ano, por exemplo, podemos comemorar a retomada (ainda que tímida) do mercado imobiliário e da construção civil. Enquanto no final de 2017 havia somente uma perspectiva, números da Câmara Brasileira da Indústria da Construção de setembro de 2018 apontam um crescimento de quase 20% nas vendas de imóveis residenciais na comparação com o segundo trimestre de 2017/2018.

Outro momento marcante em 2018 foi a valorização do dinheiro do consumidor. Após a crise econômica, a viabilidade financeira do empreendimento continua sendo valorizada, mas o consumidor ficou mais exigente com o produto oferecido. Índices de eficiência de desempenho de área privativa X área construída e coeficiente de aproveitamento global deram lugar a elementos como: melhor aproveitamento das visuais do terreno, melhor insolação da unidade, itens de sustentabilidade e eficiência energética, diferenciais nas áreas comuns, qualidade estética das fachadas, entre outros.

Ainda na questão de valorização do investimento do consumidor, as construtoras entenderam que a compatibilização e gerenciamento de projetos merecem lugar de destaque: problemas resolvidos em projeto e não durante a obra reduzem o tempo da construção, economizam retrabalho e ainda geram qualidade e eficiência ao empreendimento.

Para 2019, ainda nas incertezas da nova lei de zoneamento de Curitiba e da economia nacional, desejamos que a construção civil continue na crescente retomada; que as previsões otimistas do mercado financeiro para o setor imobiliário se concretizem e que os clientes continuem a valorizar o produto da arquitetura como um diferencial.

 A PROA DESEJA A TODOS UM ÓTIMO ANO NOVO COM MUITOS PLANOS, PROJETOS E BOAS IDEIAS!

Por, Juliana Tomaz

Sócia / Arquiteta e Urbanista

Proa Arquitetura Integrada