PROA ARQUITETURA INTEGRADA COM HABITAÇÕES COMPACTAS

Alinhados ao novo estilo de vida nas grandes cidades, os apartamentos compactos, conhecidos como studios, estão em alta no mercado imobiliário. A redução da metragem útil dos apartamentos surge da necessidade de tornar acessível o preço de compra das unidades. Esta realidade vem de encontro ao novo olhar da população jovem e solteira, que vive o cotidiano urbano, em que a localização e as comodidades do dia a dia pesam mais na hora de escolher um imóvel do que seu tamanho.

Essa população, de até 30 anos, composta por estudantes e solteiros em sua maioria, não se importam com o tamanho diminuto dos studios, pois estes surgem para suprir as necessidades básicas do dia a dia, como ter espaço para o banho, fazer refeições e dormir. Une-se a isso um condomínio que tem se tornado extensão do apartamento, disponibilizando ao morador diversas áreas compartilhadas, como espaço fitness, coworking, espaço gourmet, bike office, piscina, lavanderia, entre outras opções que facilitam a vida e reduzem a necessidade de espaço dentro das habitações.

Na Proa, ao projetarmos apartamentos compactos, o desafio é ainda maior: além de funcionalidade e conforto nos ambientes, é essencial que a arquitetura ofereça espaços flexíveis, boa iluminação e ventilação, assim como um projeto de interiores racional, criativo e compatível com as necessidades do morador, podendo tornar um espaço pequeno em um lar agradável de viver.

Por, Alex Albuquerque

Proa Arquitetura