Proa Arquitetura Integrada com a Natureza I Design Biofílico

A biofilia vem do grego bios, que significa vida e philia, que significa amor, afeição ou necessidade de satisfação. Ou seja, é o amor pela vida. A palavra foi popularizada por Edward O. Wilson, que descreve que os seres humanos têm uma ligação emocional com a natureza e outros organismos vivos. Assim, nós temos a necessidade de estar em contato, interagir e nos relacionar com o ambiente natural.

Porém, em consequência da urbanização, houve uma crescente desconexão do homem com a natureza. Os ambientes ficaram desprovidos de elementos naturais causando efeito negativo à saúde, à produtividade e ao bem-estar dos usuários.

Como passamos 90% do nosso tempo em ambientes fechados, o design biofílico propõe trazer a natureza para dentro dos ambientes permitindo que as pessoas se reconectem com o ambiente externo, promovendo benefícios físicos, mentais e comportamentais.

Existem duas formas principais para se relacionar com a natureza em um espaço. A primeira é a presença da natureza no espaço, representada por elementos como janelas que dão vista para o natural, espaços abertos, vegetação, sons naturais, ventilação natural, mudanças de temperatura, presença de água, iluminação natural e até mesmo a conexão direta do espaço com o ambiente natural. A segunda forma é a analogia à natureza, uma abordagem que inclui o uso de formas e padrões orgânicos, cores que remetam à natureza, a aplicação de materiais e texturas naturais ou que pareçam ser naturais e a organização estrutural dos elementos, assim como na natureza.

Esses padrões são facilmente reconhecidos e apreciados pela mente humana. Pesquisas comprovam os efeitos positivos que a natureza pode causar no nosso dia-a-dia. Com o design biofílico conseguimos reduzir o estresse, a ansiedade, a pressão arterial, a frequência cardíaca e ao mesmo tempo aumentar a produtividade, a criatividade e o bem-estar.  Por isso a importância de incorporar elementos diretos ou indiretos da natureza no ambiente construído.

Fonte imagem: site – conexão planeta

Por, Camila Padilha

Sócia / Arquiteta e Urbanista

Proa Arquitetura Integrada