Por que BIM?

Nos últimos anos uma palavra vem ganhando grande relevância no setor de construção civil brasileira, o BIM (Building Information Modeling), que pode ser traduzido como Modelagem da Informação da Construção. Mais que o nome indica, é um processo colaborativo de trabalho que permite integrar todas as informações de um projeto digitalmente, possibilitando assim uma melhor gestão e análise de todo seu ciclo de vida, desde sua fase inicial até sua operação.

Este processo de produção e gestão de dados é feito através de softwares de modelagem que permitem a inserção dos elementos do edifício em 3D com suas relações espaciais, informações gráficas, parâmetros, propriedades e quantidades. Portanto o edifício é construído virtualmente antes de ser construído fisicamente, tornando esse modelo virtual um protótipo da edificação. Isso permite que erros sejam identificados mais cedo e simulações e análises de cenários sejam realizadas com maior facilidade, o que resulta num projeto final com qualidade superior.

BIM está se tornando o novo padrão da indústria da construção civil, pois apesar das dificuldades iniciais na implantação e compreensão por parte dos envolvidos nos empreendimentos, ele apresenta inúmeras vantagens para os projetos. Estas vão desde o estudo inicial até sua operação, e beneficiam desde os projetistas e construtores até os usuários finais, no que se refere a manutenção predial e eventuais reformas futuras.

A Proa já desenvolve seus projetos de forma nativa em softwares BIM, e a Proatech se encarrega da gestão e compatibilização das informações que são geradas por todas as disciplinas envolvidas no processo de projeto.