Indicadores de desempenho

Posicionar as organizações no que concerne à produtividade e a eficiência organizacional é essencial para o sucesso do negócio.

Analisar a produtividade dos colaboradores e dos processos dentro de uma organização não é uma tarefa fácil.  Isso porque a produtividade não é uma medida quantitativa e de fácil tangibilidade. Uma das maneiras de medi-la é por meio da utilização de um conjunto de indicadores selecionados e devidamente adaptados ao contexto do negócio e da equipe. Esse conjunto é conhecido por indicadores de desempenho de processos.

Indicadores de eficiência, por exemplo, servem basicamente para mensurar a quantidade de recursos que as empresas utilizam para gerar um determinado produto ou serviço. Ou seja, analisar se o trabalho está sendo feito da melhor maneira utilizando a menor quantidade possível de recursos.

Os indicadores permitem também identificar e corrigir com antecedência eventuais problemas nas atividades organizacionais, prevenindo e evitando prejuízos para os clientes e para o próprio negócio.

Quando aplicamos essa metodologia na Proa, tivemos uma redução de 25% no tempo de desenvolvimento dos projetos e conseguimos obter dados de produtividade de cada um dos nossos colaboradores.