Iluminação no ambiente escolar – O papel da arquitetura

 Ambientes bem pensados resultam em melhores condições de trabalho e estudos. Uma questão a ser levada em consideração durante a concepção de todo projeto é a insolação e a iluminação dos espaços. Em um ambiente escolar não é diferente: são necessárias boas condições das instalações para um melhor aproveitamento dos estudos.

  A correta iluminação de uma sala de aula auxilia no aprendizado e na concentração dos alunos. Já a escolha certa da cor das paredes, do mobiliário e a própria intensidade da luz emitida pela lâmpada são responsáveis por criar ambientes que favoreçam os estudantes no dia a dia. A arquitetura tem papel fundamental para que cada espaço projetado seja utilizado da melhor forma possível.

  A iluminação natural também tem grande importância para a qualidade do espaço e consequentemente na influência positiva nos estudos. Do ponto de vista da arquitetura, a insolação nos ambientes de estudo deve ser pensada desde a concepção do projeto, permitindo a máxima utilização da luz natural e a redução dos demais recursos e artifícios para proporcionar boas condições ao espaço.