Gestão de Facilidades

Gestão de facilidades ou Facility Management (FM), envolve a gestão de pessoas, processos e espaços cujo principal objetivo é proporcionar ambientes de trabalho mais seguros e eficientes para seus usuários. As principais atividades de um gestor ou equipe gestora de facilidades são: monitorar equipamentos com precisão, identificar operações ineficientes na edificação e responder rapidamente ao chamado de clientes e usuários.

A eficiência dessas atividades está diretamente relacionada a precisão e a velocidade que o gestor tem acesso as informações criadas nas fases de projeto e construção. Essas informações, quando são mantidas durante a fase de manutenção e operação, facilitam a gestão da funcionalidade do ambiente.

Essa gestão pode ter o auxílio de sistemas de informação específicos como por exemplo a Modelagem da Informação da Construção (Building Information Modeling – BIM). Por meio da modelagem da edificação é possível, por exemplo, gerar um manual eletrônico para o usuário com a edificação ou com ambientes em 3D contendo informações técnicas tais como, nome do fabricante, modelo, manual técnico de funcionamento, contato dos fornecedores de serviços, entre outros. O proprietário ou operador da edificação, possui esse modelo de construção virtual que contém toda a informação relevante para operar o edifício.

O interesse no uso do BIM na área de gestão de facilidades e gerenciamento da informação vem crescendo, pois possibilita incorporação de dados consistentes desde as fases de concepção e execução até a fase de operação e manutenção da edificação, gerando economia de tempo e redução de custos.