Coordenação de projetos

 

A falta de uma boa comunicação entre os projetistas envolvidos ainda é a maior causadora de incompatibilidades em projetos. Dificuldade de compreensão do que foi desenhado, alta complexidade dos projetos, utilização de revisões obsoletas, prazos de entrega enxutos e o grande número de pessoas envolvidas tornam a comunicação extremamente complexa. Além destes fatores, o processo de projeto padrão do mercado é individualista e muitas vezes inflexível na hora de resolver um problema apresentado.

Para auxiliar nestas questões é preciso que exista uma coordenação de projetos, que permita uma racionalização em grupo das soluções aliada a busca constante pela qualidade do produto final. A coordenação é um sistema trabalhoso que, através de recursos técnicos, faz a organização dos dados e o compartilhamento adequado e direcionado das informações.

É a coordenação que antecede possíveis erros e que obtém todas as informações das especialidades envolvidas para dar início ao desenvolvimento do projeto. Da mesma forma, no decorrer do processo, é a coordenação que solicitará e apontará possíveis adequações necessárias. Este trabalho, se efetuado de maneira adequada, resulta em redução de retrabalho, de prazos e consequentemente de custos.

Fonte imagem:  Hive

Por, Luiza Coutinho