A importância do Briefing

 

 

 “Ato de dar informações e instruções concisas e objetivas sobre missão ou tarefa a ser executada.” (Google).

Consideramos então, o briefing como um conjunto de informações relevantes de um cliente. É o momento em que o escritório passa:

  • A conhecer o seu cliente,
  • A entender os seus objetivos e expectativas para o serviço a ser prestado,
  • A captar informações adicionais e específicas que possam ajudar na concepção do projeto.

Assim, o briefing é essencial para o processo de desenvolvimento do projeto, serve como um roteiro a ser seguido. É nele que verificamos todas as necessidades a serem atendidas e fazemos o planejamento do projeto. É um documento que mantem a equipe alinhada com a expectativa do cliente.

Porém nem todos os clientes sabem dizer o que realmente desejam para o projeto. Então cabe ao arquiteto provocar esta consciência. E muitas vezes isso é possível com a estruturação do briefing, onde todas as informações e decisões podem ser planejadas.

A PROA como atende vários segmentos do mercado da arquitetura, desenvolveu um modelo de briefing para cada caso, onde criou um conjunto próprio de padrões, processos e orientações. O escritório tem como função estabelecer um método de trabalho onde consiga extrair o máximo de informações. A ideia é estruturar esse procedimento de briefing para minimizar falhas e retrabalhos, encaminhando corretamente o início do projeto.

Um briefing bem feito significa que o projeto fluirá mais rápido e tem maior chance de garantir a satisfação do cliente.

Por, Camila Padilha

Fonte imagem: http://publicidademarketing.com/briefing/