Arquitetura e tecnologia I Parte 2

Caso não tenha lido a Parte I você pode conferir a ela aqui: http://proa.com.br/blog/arquitetura-e-tecnologia-parte-1/ Para conceber um novo empreendimento os incorporadores, construtores e arquitetos precisam estar atentos a uma série de normas e códigos que determinam os limites de construção de cada lote da cidade. A partir disso, verificar se a edificação proposta está atendendo…

Veja mais

Projeto I Clínicas médicas

O projeto arquitetônico de uma clínica médica exige alguns cuidados especiais, devendo seguir diversas normativas. Dependendo da área de especialização da clínica, a setorização dos espaços varia, assim como o dimensionamento de cada ambiente ou até a escolha dos materiais e revestimentos. A funcionalidade nesse tipo ambiente é o ponto chave para evitar grandes perdas…

Veja mais

A NOVA LEI DE ZONEAMENTO DE CURITIBA

A lei de Zoneamento é parte integrante do Plano Diretor Municipal e dispõe sobre a divisão da cidade em zonas e setores e estabelece critérios e parâmetros de uso e ocupação do solo, com o objetivo de orientar e ordenar o crescimento da cidade. Ou seja, para cada trecho da cidade o poder público municipal…

Veja mais

A importância do Briefing

     “Ato de dar informações e instruções concisas e objetivas sobre missão ou tarefa a ser executada.” (Google). Consideramos então, o briefing como um conjunto de informações relevantes de um cliente. É o momento em que o escritório passa: A conhecer o seu cliente, A entender os seus objetivos e expectativas para o serviço…

Veja mais

O estágio como complemento da formação do profissional arquiteto

A rotina diária de um estudante de arquitetura é considerada cansativa e de muito trabalho. As disciplinas de projeto arquitetônico caminham em paralelo com aquelas dedicadas aos estudos teóricos sobre o espaço projetado e também ao estudo do espaço urbano. Um dos períodos mais aguardados pela maioria dos alunos é a época de estágio, no…

Veja mais

TECNOLOGIA BIM E A SUSTENTABILIDADE

A tecnologia BIM já é muito conhecida e utilizada pelos profissionais da construção civil principalmente para a compatibilização dos projetos, visualização e extração de quantitativos de materiais. O que ainda é pouco conhecido e explorado no mercado brasileiro, é que essa tecnologia abrange na verdade todo o ciclo de vida da edificação, desde a sua…

Veja mais

Técnicas construtivas: Estruturas pré-moldadas

No atual cenário da economia brasileira, vários setores da indústria tiveram que recorrer à redução de custos e otimização dos processos, para compensar a baixa de investimentos. Na construção civil, uma boa alternativa de método construtivo que atende estes requisitos são as estruturas pré-moldadas. Uma de suas maiores vantagens, é a viabilidade econômica, quando comparado…

Veja mais

Uso do BIM para quantitativo

A quantificação “automática e precisa” para levantamento de materiais e acabamentos é um dos argumentos mais usados para a implantação da ferramenta BIM. Porém, para desenvolver um modelo em que a extração do quantitativo seja possível, depende de vários critérios que devem ser considerados. No processo de elaboração do orçamento de um novo empreendimento, podem…

Veja mais

Arquitetura escolar: obras durante as férias

As escolas são organismos vivos, precisam de constantes adaptações, mudanças nos layouts, ampliações. Com o passar do tempo as necessidades de ajustes vão se tornando evidentes até que chega o momento de iniciar uma obra. Um grande erro é iniciar as obras sem nenhum planejamento, acarretando maior número de gastos, surpresas desagradáveis, complicações desnecessárias que…

Veja mais

Arquitetura e tecnologia| Parte 1

Arquitetura e tecnologia sempre andaram juntas, desde os primórdios da humanidade na construção das primeiras habitações primitivas e dos grandes templos e tumbas – como o Parthenon na Grécia e as pirâmides do Egito – aos grandes edifícios da atualidade, e seus arranha-céus. Arquitetos e engenheiros se utilizam das técnicas construtivas vigentes para construir, e…

Veja mais