Como fazer reuniões eficientes?

Conduzir reuniões mais produtivas com a equipe interna ou com clientes muitas vezes torna-se um desafio nas organizações. Reuniões acabaram ganhando uma péssima fama entre os colaboradores ou entre os clientes por serem longas e cansativas. Principalmente em ambientes criativos como escritórios de arquitetura, descobrir que você será obrigado a passar algumas horas em uma sala…

Veja mais

RESPEITANDO O OLHAR DO CLIENTE

Todo projeto arquitetônico nasce de uma necessidade, que muitas vezes acaba sendo compreendida pelo cliente e pelo arquiteto por meio de muitas conversas ao longo do processo de projeto. Para atender os anseios e expectativas do cliente o arquiteto necessita de muita sensibilidade, que se traduz, mais claramente, em empatia. Respeitar a legislação, conciliar os…

Veja mais

A terceira idade e o mercado imobiliário

A população idosa mundial vem crescendo nos últimos anos: atualmente o Brasil possui cerca de 9,2% de sua população com mais de 65 anos, segundo o IBGE, e a tendência para os próximos anos é que essa porcentagem aumente, chegando a 25% em 2060. Esse processo de envelhecimento da população pode ser explicado simplificadamente pela…

Veja mais

COLIVING | A TENDÊNCIA DAS MORADIAS COMPARTILHADAS

Sempre almejada pela grande maioria, a casa própria – personalizada com a identidade do morador e fonte de extrema privacidade – está dando lugar a novas possibilidades de moradia: casas compartilhadas. Com o intuito de amenizar os altos custos com aluguel, condomínio, desperdícios e até mesmo para fugir do isolamento e da falta de socialização…

Veja mais

Arquitetura para franquias

Hoje em dia muitas lojas fazem parte do sistema de franquias, “que consiste no acordo entre duas partes: franqueador e franqueado. O franqueador cede ao franqueado direitos para que ele possa usufruir dos benefícios do seu modelo de negócios: uso da marca, comercialização, sistema de operação e de gestão” (Ignição digital). A principal característica das…

Veja mais

O trabalho minucioso do Arquiteto

Quando nos deparamos com obras arquitetônicas mundo afora, pode ser difícil enxergar com clareza as minúcias ou peculiaridades por trás do resultado final destes projetos. Quando vemos uma casa, galpão, prédios, entre outros, é possível que passe despercebido o trabalho por trás dessas edificações: dezenas de projetos e profissionais envolvidos nos bastidores da edificação. A…

Veja mais

Coordenação de projetos

  A falta de uma boa comunicação entre os projetistas envolvidos ainda é a maior causadora de incompatibilidades em projetos. Dificuldade de compreensão do que foi desenhado, alta complexidade dos projetos, utilização de revisões obsoletas, prazos de entrega enxutos e o grande número de pessoas envolvidas tornam a comunicação extremamente complexa. Além destes fatores, o…

Veja mais

Planejamento e BIM 4D

Quem acreditou que o BIM seria uma tecnologia do futuro, enganou-se. O BIM rapidamente se disseminou e os escritórios que enxergaram as inúmeras vantagens e conseguiram implementar a metodologia com sucesso, hoje já colhem os frutos da inovação. O poder público também percebeu suas vantagens e iniciou um processo de implementação dessa plataforma. A publicação…

Veja mais

Controle de projetos: como lidar com alterações de escopo?

O primeiro passo para um projeto bem-sucedido é a definição do escopo. Durante o decorrer do processo, o escopo servirá como um manual que auxiliará a todos os envolvidos a atingirem os resultados e os desejos estabelecidos previamente com o cliente. Quanto mais assertivo e detalhado for o escopo, maiores as chances de sucesso dentro…

Veja mais

Acessibilidade arquitetônica nas escolas

A palavra acessibilidade significa “aquilo que é acessível” e é indispensável em qualquer projeto de arquitetura e urbanismo pois é um instrumento de inclusão social. O ambiente escolar, por ser um importante mecanismo para promover a inclusão e fundamental para a formação e desenvolvimento dos alunos, deve estar sempre preparado para receber a todos. Em…

Veja mais